O Festival ImigrArte


O Festival ImigrArte nasceu em 2007 no seio da Associação Solidariedade Imigrante. Esta associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes é uma das maiores associações de imigrantes da Europa com 25 mil sócios de 97 nacionalidades diferentes. Este festival surgiu num acto de cidadania e resistência e têm como objectivo principal evidenciar as potencialidades culturais do/as imigrantes, através das mais variadas formas, onde as pessoas se sintam cidadãos de corpo inteiro, reconhecidas na sua dignidade, onde as cumplicidades estão sempre presentes na sua luta mais global por uma vida mais digna.

Promover um diálogo entre cidadãos/ãs portugueses e imigrantes, estabelecer pontes de relação entre as várias comunidades estrangeiras, potenciar a iniciativa dos/as descendentes de imigrantes e promover a arte e a cultura produzida por imigrantes e seus descendentes são os outros objectivos gerais deste festival. Através destas práticas o ImigrArte é um veículo de transformação social, de luta contra todas as formas de discriminação e de promoção dos direitos humanos.

Este evento têm crescido de edição em edição e actualmente envolve a participação de cerca de duas centenas e meia de artistas oriundos de 23 países divididos nas diversas áreas como a música, a dança, o teatro, o cinema, as artes plásticas, a fotografia, a literatura e o artesanato. Do programa consta ainda a participação de cerca de trinta associações de imigrantes e portuguesas com bancas, a realização de diversas iniciativas e convívios, de partilha de experiências em torno da gastronomia do mundo, na organização de debates, conferências e workshops. São ao todo apresentados, nos dois dias do evento 42 espectáculos e outras iniciativas sendo o festival visitado por cerca de 3000 mil pessoas. A entrada é livre para todas as actividades e espectáculos, promovendo assim o livre acesso à cultura sob as suas mais diversas formas.

As suas últimas duas edições consolidaram e confirmaram a posição do Festival ImigrArte como uma importante referência no mapa cultural e social na zona metropolitana de Lisboa, sendo notícia, objecto de reportagens e tema tratado em programas de vários canais de televisão, rádio, jornais e agendas culturais online. A sua mensagem é original e única a nível nacional e a impressão com que se fica quando se visita o evento marca profundamente o visitante pelas suas características humanísticas, universais e pela intensidade dos seus espectáculos.

Deste modo, estamos convictos de que o movimento associativo dos imigrantes, da sociedade civil e outros, contribuem para a construção de uma consciência que respeite as diferenças entre as culturas dos povos, interagindo com elas e conhecendo-se melhor.