Poetry Slam no Festival ImigrArte 2014

15-09-2014 19:10

Este ano o Festival ImigrArte conta com um evento de poetry slam chamado LabIO SLAM. Um poetry slam é uma competição em torno da palavra em que os participantes apresentam o próprio texto/poema sem utilizar adereços sonoros nem figurinos, e o público os avalia com votos entre 0 e 10. Os participantes podem ser amadores e principalmente tem que ser amantes da palavra dita e ter algo a dizer. Não há um estilo, nem uma poesia adequada, existem linguagens, e podem ser em  qualquer lingua! (https://en.wikipedia.org/wiki/Poetry_slam)

No Festival ImigrArte o grupo LabIO vai organizar um concurso de slam, pela primeira vez em Portugal com um tema obrigatório: o tema é 'IMIGRAR'. Os textos apresentados devem ter este tema, ou estar relacionados com este (para mais informações vejam https://www.festival-imigrarte.com/). Inscrevam-se! Para ser “slammer” basta ter um texto e vontade de o apresentar em público. Para textos em linguas estrangeiros será providenciada uma tradução para português.

LabIO está por Laboratório de Interação de Oralidade. Este nasce no seguimento de eventos de “poetry slam” organizados pelo grupo PoetrySlamLisboa e no trabalho de interação digital para performance desenvolvido por Mick Mengucci e Francisco X Medeiros.  Alguns dos membros do grupo LabIO são praticantes e organizadores de slam desde o princípio desta prática em Portugal.

O LabIO SLAM é uma das atividades do LabIO que tem o objetivo de pesquisar interação entre artes e ciência partindo da oralidade. Nas atividades de interação incluem-se interação entre imagem e som, instalações multimedia e performances de spoken word (por outras palavras, slam contaminado com música, artes plásticas e tecnologias áudio-vídeo).

O objetivo do LabIO é estimular as pessoas a virarem-se do avesso, dinamizando as suas capacidades expressivas, ou seja, a abrirem-se à interação partindo da experimentação oral.

Para isso propõe residencias de criação a comunidades, onde se convidam os membros destas a explorar/explodir/expressar textos poéticos conjugando-os com música, artes plásticas e tecnologias de vídeo e som, criando com elas uma performance LabIO através uma sequência de formações, a começar pelo workshop sobre oralidade slam.

Para mais informações:

https://www.facebook.com/labio.pt?fref=ts

https://www.youtube.com/user/LabIOpt

—————

Voltar